O lado negro da amamentação

Antes de mais peço já que não me julguem pelo título. A expressão "lado negro" pode ser um pouco pesada, eu sei, e levar-vos a julgamentos precipitados.

Para quem é novo por aqui deixo já bem explícito que sou a favor da amamentação e não tenho qualquer problema com isso. Não é por acaso que amamento a minha filha há 2 anos e 2 meses (para ser específica). E é precisamente por estar a amamentar há tanto tempo que consigo ver os dois lados da coisa.

A amamentação é um momento de amor e muita cumplicidade entre mãe e filho. É.
É um momento muito bonito, com toda a certeza.
Mas também pode ser um "massacre".
Sei que há mulheres que sofrem bastante porque querem muito dar mama e acabam por desistir porque ou o bebé não se adapta, ou não pega bem, ou ainda porque têm imensas dores. Não é fácil. 
Também não julgo as mulheres que simplesmente optam por não amamentar mais do que meia dúzia de meses porque acham ser o necessário. Ou mesmo as que não pretendem amamentar de todo. Somos livres de escolher. 

O Bernardo mamou durante 18 meses e a Maria Inês já bateu o recorde... sem previsão de término.
No entanto, como mulher que sou e tendo eu uma vida para além dos filhos, estou a chegar a um ponto de exaustão como nunca imaginei.

Com certeza todas sabem o que é ter que ir trabalhar todos os dias, chegar a casa cansada e ainda ter tarefas domésticas para fazer, refeições, banhos, preparação para o dia seguinte. Tudo isto se torna ainda mais cansativo quando trabalhamos por turnos e com folgas rotativas pois não conseguimos ter sempre a mesma rotina e descansar as mesmas horas. Para agravar um bocadinho, o trabalho implica passar 8 horas em pé.
Conseguem juntar os dois cenários?
Tudo isto durante 2 anos sem dormir uma noite inteira, o que significa ainda menos descanso!

Continuo a adorar ver a minha filha a mamar e nunca lhe nego mas estou muito cansada. Há noites que mal me consigo mexer pois parece que levei uma tareia de tão exausto que está o meu corpo (e se ao menos isso me ajudasse a emagrecer!!). 

Muitas vezes sinto-me frustrada por, aos 36 anos, passar dias de folga sem forças para por a minha casa em ordem - neste momento deve haver velhotas com mais genica que eu a limpar uma casa (e pequena como ela é) - ou por ir para o trabalho a arrastar as pernas ou não conseguir passar mais tempo a brincar com os meus filhos.
Tem sido complicado e acho que as pessoas não conseguem perceber o meu lado.

Por exemplo, às vezes a minha mãe convida-me para ir até ao parque aqui perto com os miúdos e eu digo-lhe que os leve porque estou muito cansada. A primeira reação é chamar-me preguiçosa. Fico fula mas nem me dou ao trabalho de justificar... Se ao menos ela conseguisse perceber o quão derrotada ando.

Resta-me dar tempo ao tempo e esperar não cair para o lado.

Comentários

  1. Conclui da melhor forma - dê tempo ao tempo.
    E vai recordar depois estes tempos com ternura.
    E a sua filha nunca se vai esquecer que é o mais importante.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. A vida é cheia de complicações, mas existem sempre momentos por muito pequenos que sejam que nos trazem paz e bem-estar. Força Rute e como diz dê tempo ao tempo e com certeza melhores dias virão. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Eu apoio a amamentação, meus parabéns pela a sua atitude de falar sobre este assunto que não pode ficar em silêncio.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Acho que ninguém deveria ter receio de falar.

    ResponderEliminar
  5. Primeiro que tudo tenho que te dizer que és uma mulher de coragem. Realmente não é nada fácil por mais lindo que seja. Já estive nessa situação. Estás naquela situação em que queres parar mas sentes-te de coração partido pela tua filha. Ela vai entender. Explica-lhe que o leite está a acabar, fazes um desmame calmo como se faz com a chupeta e vais ver que ela não vai ficar triste, continua a ter o carinho da mãe e o amor, e é o que mais importa para ela :)
    Felicidades
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares