Vamos brincar?

Este post chega com uns dias de atraso já que vos vou fazer um apanhado do mês de Fevereiro. Como já vos disse aqui, isto não anda muito fácil para escrever. Tenho andado num estado tal que há dias em que os meus olhos se fecham sem eu dar conta - a partir das 21h, se me encosto, fico! Sim, podem chamar-me velha.

A verdade é que a Maria Inês até tem dormido melhor, ainda que acorde para comer duas ou três vezes por noite. Mas já são tantas horas acumuladas (mais o facto de não dormir uma noite inteira seguida) que sinto-me um autêntico farrapo, sem força para nada.

Mas hoje não é esse o tema.

Depois de ter escrito (aqui) sobre as dificuldades em descansar e do meu estado decadente, percebi em como, apesar de tudo, foram umas semanas de grandes evoluções para a pequena.
A Maria Inês andava super irritadiça e a dormir mal porque o segundo dentinho já andava a bater à porta. E eu andava tão derrotada que nem me apercebi que no espaço de uma semana e meia (mais coisa menos coisa), saiu o segundo dente, a menina começou a dizer "mamã", "papá" e "papa", começou a bater palminhas e a tomar iniciativa para a brincadeira. 
Um dia acordei, de manhã, com a Maria a bater palmas e a pedir "papa". Olhei para o relógio e percebi que estava mesmo na horinha dela e achei uma piada enorme.
A partir daí jurei a mim mesma que, independentemente do meu estado farrapo ou não, iria fazer os possíveis para estar atenta às evoluções da menina já que são momentos únicos que, uma vez passados, não posso voltar a ter.

Ora então... esta casa tem sido uma brincadeira constante.
Para começar tem o pai com ela durante o dia que, para além dos básicos (entenda-se: alimentação, muda da fralda/higiene e sonos), dedica-lhe algumas horas para a palhaçada!
Depois tem o irmão que, na maioria das vezes, esquece-se da diferença de idades (e de tamanhos) e, quando damos conta, está a brincar com ela como se de um compincha se tratasse: saltos na cama com a irmã ao lado e às gargalhadas, lançamento de bonecos na direcção da miúda (como se ela os fosse apanhar), sessões de rebolamento no sofá com a irmã ao colo, enfim... um sem número de peripécias que, apesar de nos deixar em pânico algumas vezes, também ajudam à assanhadice da menina Maria!




A juntar a isto temos o Baby Tv, canal que ela gosta de ver e do qual até já tem os seus programas preferidos - conseguimos perceber perfeitamente quando a Maria não gosta de um determinado desenho animado.
É muito giro ver a reacção da criança enquanto vê estes programas infantis. O Baby Tv, como o pprio nome indica, é exclusivamente dedicado a bebés e, por isso, tem desenhos animados muito básicos e alguns um bocado mais mexidos e animados. Tem várias músicas lúdicas e, ao mesmo tempo, didáticas e que conseguem prender um bebé de 8 meses à televisão como se estivesse a perceber o significado da coisa. Por vezes damos com a menina a rir dos bonecos ou a bater palmas; a tentar reproduzir sons ou simplesmente a palrar para a televisão de braços nos ar.






Como é normal da idade a Maria gosta de levar tudo à boca! Sejam brinquedos, sejam os nossos cabelos ou a bisnaga do creme, por isso é preciso ter muito cuidado com o que deixamos ao seu alcance.
Gostamos que ela tenha sempre brinquedos à sua volta mas, como devem calcular, as suas brincadeiras resumem-se a abocanhar objectos (que podem ser ou não os seus brinquedos), bater palmas, gritar e/ou rir e lançar com as coisas para o mais longe que conseguir (incluindo a chupeta, principalmente quando queremos que a tenha na boca).

Sim, tem sido difícil manter o chão sem obstáculos. E a decoração da casa também tem ganho uma nova vida - colorida, por sinal! E vale sempre a pena documentar estes momentos para mais tarde recordar. 
Mantenham-se por aí para nos acompanharem. 

Comentários

  1. Não acho que tenha a ver com velhice esse estado... recentemente também andei assim... sentava-me no sofá e em pouco tempo caia a dormir mesmo tentando-me contrariar... São fases!
    Gostei das fotos e demais relato!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Uma trabalheira 24 horas por dia, mas ... passa tão depressa que o melhor é aproveitar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ui, num ápice passa o tempo é eles crescem
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  4. É linda, as crianças são mesmo o melhor do mundo!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt/
    https://www.facebook.com/indiglitz/
    instagram.com/inesadionisio/

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado querida!
    Tive, sim. E tu?! :)

    Ohn, que pequenina mais linda!!!

    NEW COOKING POST | Bifes de Peru com Molho de Cerveja Preta.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares