Um passeio surpresa

Ora hoje que eu vinha escrever sobre como a nossa querida Primavera tem sido boazinha connosco e como nos tem brindado com maravilhosos dias de sol... eis que saio à rua para ir trabalhar e deparo-me com um dia cinzento, frio e feio!
Não se faz...

Ainda assim venho partilhar convosco algumas imagens de um passeio diferente.
Para quem se lembra, há uns meses partilhei os nossos passeios matinais em família - sabe sempre bem aproveitar o bom tempo logo pela manhã e exercitar as pernas. Sabe ainda melhor quando estamos a aproveitar o tempo com os nossos.
Na passada sexta-feira  (feriado, por sinal) aproveitámos a folga - e o bom tempo - para levar os miúdos ao parque. Mas o parque tinha uma bela surpresa reservada para nós:  uma Feira Medieval!

Como é óbvio, uns dias antes, já tinha visto o outdoor a anunciar a Feira mas, muito honestamente, nem me lembrei da  existência do evento, quando saímos de casa.

Assim sendo foi uma surpresa agradável, principalmente para o Bernardo que está de férias e, coitada da criança, tem que "levar com uns pais" que nunca têm férias nas alturas ideais. 

Já visitaram uma Feira Medieval? 
Aqui na zona, foi a segunda vez que aconteceu. Foi também a nossa segunda visita  e é, de facto, um evento muito giro de se visitar. 
À medida que vamos entrando no espaço, vamos vivendo um pouco daquele ambiente épico que apenas vemos nos filmes: os animais, os trajes típicos da época, as danças apresentadas e as lutas encenadas com espadas e tudo. 



De certo que não é a maior Feira do tipo.
Em 1999, numa viagem à Alemanha, tive o prazer de visitar uma Feira do mesmo género mas esta tinha a particularidade de ter uma autêntica aldeia medieval recriada. Era enorme e parecia mesmo que estávamos a viver a época: com casas tipicas, plantações e a criação de animais; recriavam os mercados e até os bares. Os figurantes tomavam banho no exterior, naquelas banheiras de madeira tipo barril, simulavam lutas e a vida da época em geral - os cheiros e os sons transportavam-nos automaticamente para um filme tipo Robin dos bosques. Era mesmo espetacular!










Mas como dizia antes desta memória repentina, esta Feira Medieval não é,  com toda a certeza a maior e melhor do País mas, os habitantes do nosso concelho ficam certamente muito contentes por poder usufruir de uma festa diferente e muito animada.
Claro que o evento atraiu centenas de pessoas de todo o concelho e não só - bom para a economia da zona e os comerciantes agradecem.

A confusão instalou-se no Domingo de Páscoa pois a afluência de gente foi tanta que não havia estacionamento para tanta gente. Os parques dos supermercados ali mesmo ao lado estavam a abarrotar bem como as ruas mais perto (incluindo a minha).
Por volta das 5h30, estava eu a chegar do trabalho, de autocarro, e pude testemunhar o sucesso da festa bem como a multidão que enchia o recinto. Pessoas e mais pessoas a chegar de todo o lado para passar um dia de Páscoa, no mínimo, diferente - e bastante solarengo.

Para além das barracas com comes e bebes que servem as bebidas em canecas de barro típicas da época medieval, a Feira oferece também a possibilidade de tirar fotos com os vários animais presentes (mocho, falcão, cobra) ou de levar as crianças a dar um passeio de burro. Tem também muitas barracas de roupas e acessórios alusivos ao tema e gosto particularmente das tiaras de flores para as meninas ou das armas artesanais para os meninos - não sou adepta de armas como brinquedo mas confesso que vi coisas muito giras, feitas em madeira. 
A organização oferece também aos visitantes um espetáculo, no anfiteatro, onde podemos ver um verdadeiro campo de batalha.

Só tenho pena de não ter conseguido mais fotos para vos mostrar.







Comentários

  1. Que interessante essa feira. Belas fotos e devem ter passado um dia lindo por lá! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo um bocado bem passado, principalmente para os mais novos que vêm coisas completamente diferentes do que conhecem.

      Eliminar
  2. Eu adoro visitar Feiras Medievais! Essa parece bem interessante! :)
    Gostei das fotos!


    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No local onde acontece não dá para muito mais. Mas já é agradável!

      Eliminar
  3. Já fui, e adoro as feiras medievais. Parece que nos transportam mesmo para a época em questão e por vezes têm iguarias deliciosas!
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Obrigado querida :D

    Aqui em Lamego costumam fazer Feiras Medievais entre Maio e Junho :D Não perco uma por adorar o ambiente :D

    NEW REVIEW POST | Finally I’ve TESTED SILISPONGE
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta, apesar de pequena, acho que só lhe faltou a banda sonora! 😊😉

      Eliminar
  5. Gosto da feira medieval de Santa Maria da Feira. É gigante e muito bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não conheço mais nenhuma mas ia adorar conhecer outras 😉
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Já foi uma boa mostra Rute!
    E parece que ela veio para ficar...
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Da forma como resultou de certo que para o ano há mais! 😊

      Eliminar
  7. Deve ter sido um ótimo passeio, adoro feiras do género *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  8. Uma feira medieval é sempre um bom programa em família. =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  9. Parece ter sido um belo passei (= Quanto ao tempo... aqui têm estado verdadeiros dias de inverno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou solidária contigo Sofia. Parece que por aqui a temperatura está a baixar novamente. 😑

      Eliminar
  10. Devo admitir que só fui a uma feira medieval em toda a minha vida e foi em Sintra! No entanto, nunca me esqueci da atmosfera, das pequenas banquinhas com itens que nunca tinha visto, etc :)

    Espero que se tenham divertido!


    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um ambiente espetacular!
      Sim, divertimo-nos muito. 😉
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares