O nosso primeiro festival

Quem nos segue desde o início já deve ter lido aqui que nunca tínhamos tido esta experiência, já que o Bernardo "saltou" a fase do Panda.
Este ano, como a Maria Inês ADORA ver o canal Panda (e o Bernardo, apesar dos 9 anos, até costuma acompanhar), arriscámos na aventura! E para sermos ainda mais malucos levámos a prima Maísa que fazia nesse dia, 8 anos.

E lá fomos nós, no passado dia 8 de Julho, domingo, logo pela fresca da manhã, rumo ao Parque dos Poetas, em Oeiras - o mais perto de nós, já que este festival também teve sessões em Vila Nova de Gaia, Porto, Viseu e Leiria.

Para começar acho que fizemos muito bem em ter escolhido o horário da manhã. Se mesmo assim já apanhámos calor, não quero imaginar como foi na parte da tarde.
O espaço onde decorre o evento, o Parque dos Poetas - que nós não conhecíamos - é muito bonito, agradável e com espaço que nunca mais acaba. Para além do espectáculo em si, que reúne as personagens mais queridas pelos miúdos (e graúdos), o festival oferece inúmeros divertimentos e actividades para os mais pequenos: insufláveis de vários tamanhos para idades diferentes - pequenos, médios, gigantes, com escorregas, com obstáculos... tudo o que os miúdos mais gostam para saltar e rir à gargalhada.
Encontramos também tendas com mesas onde os mais tenrinhos podem praticar os seus dotes artísticos no papel ou brincar em pequenas piscinas de bolas; pinturas faciais; espaços de descanso e claro, pequenos bares para os papás e as mamãs poderem se sentir também em casa e beber um café e até uma cerveja fresquinha! Garanto que os adultos não perdem a viagem.

A juntar a tudo isto, à medida que passeamos pelo espaço, vamo-nos cruzando com as mais variadas figuras, sempre super divertidas e cheias de cor. Desde bailarinas dignas de um espetáculo circense a palhaços e repórteres super, hiper, mega engraçados com vestimentas ultra coloridas e perucas completamente doidas. E claro, a qualquer momento podíamos tirar fotos com uma qualquer personagem do canal que se cruzasse connosco: O Ruca, o Pocoyo, os Octonautas e muitos outros.

A somar aos pontos positivos do festival estão a boa organização e a distribuição, logo à entrada, de pulseiras identificadoras para colocarmos nos miúdos.






No entanto também identifico alguns pontos negativos - ou menos bons vá... já que se tratam de factores indissociáveis deste tipo de eventos.
Começamos com as filas!
Pois é: filas e mais filas. O que é perfeitamente normal em festivais, parques de diversões e outros eventos de grandes dimensões. Ou vamos preparados para esperar em filas ou então nem vale a pena lá ir porque já sabemos que os miúdos vão querer experimentar tudo e mais alguma coisa.

Achei piada ao facto do Bernardo ter ficado muito admirado com a quantidade de pessoas e, consequentemente, filas com que se deparou. Expliquei-lhe que, na vida, vai ter que lidar muitas vezes com este tipo de situação. Especialmente quando se quiser divertir em eventos semelhantes.



Vamos ao insuflável?
Claro. Mas temos que ir para a fila primeiro!


Outro aspeto menos positivo (e lá está, faz parte) é o calor/sol a que estamos sujeitos durante o espectáculo principal. São duas horas em que temos que estar atentos aos miúdos: se bebem água, se têm protetor, se não tiram o chapéu, se não saem do lugar. E neste último ponto, deixem-me desde já dizer que levar crianças, pelo menos até aos 2 anos - caso da Maria Inês - é dinheiro completamente mal gasto. Ou têm a sorte de ser uma criança que vive aquilo ao máximo ou então é uma viagem completamente em vão.
Honestamente, fez-me alguma confusão ver pessoas com bebés de colo. A meu ver a criança ainda não percebe nada daquilo nem vai gozar ou aproveitar seja o que for = dinheiro mal gasto - mas é só a minha opinião. 
Eu própria achei que a Maria Inês não gozou o que deveria durante o espetáculo por ser pequenina demais e distrair-se com outras coisas como a multidão à sua volta, por exemplo, que é algo totalmente diferente do seu dia a dia.
Depois também é ingrato nem todas as crianças poderem ficar perto do palco para poderem ver melhor os intervenientes e até se poderem divertir mais.
Mas mais uma vez... faz parte.



Sempre hidratada.
E protegida.

Por último e (para mim) o pior: os WC!!
Mais alguém detesta casas de banho públicas? Pois. Quanto mais sujeitar as crianças a tal.
Em locais com tanta gente é impossível não esperar numa fila para fazer chichi. Mas pior ainda é ter que fazer numa casa de banho portátil! E fico-me por aqui no tema.

E assim deixo alguns conselhos para quem se quiser aventurar pela primeira vez neste dia exclusivo para os miúdos:

1º - É imperativo não deixarem a paciência em casa. Lembrem-se que vai ser um dia de muita agitação para eles (e filas de espera);

2º - Vistam roupas confortáveis, ténis, chapéus na cabeça e protector solar - válido para pais e filhos;

3º - Para além de água (muito importante), levem também um pequeno farnel pois os preços praticados nestes locais são perfeitos roubos à nossa carteira - a não ser que se sintam confortáveis para gastar uns trocos extra.

4º - Se não querem sofrer com o calor, escolham o período da manhã (e com alguma antecedência já que os bilhetes esgotam);

5º - Se tiverem bebés com menos de 2 anos, guardem a aventura para o(s) ano(s) seguinte(s) - vai ser mais proveitoso!


Os bilhetes, já sabem, podem comprar nos locais habituais: Fnac e Bilheteira Online


Deixo aqui alguns momentos:












 




    Boa aventura!

Comentários

  1. Iniciativas muito louváveis e que merecem todo o apoio.

    ResponderEliminar
  2. Acho que quem tem crianças mais tarde ou mais cedo acaba por ter que ir a esse festival! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. tão engraçado! :) no meu tempo não havia nada disso xb
    beijinhos https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Um dia diferente com muita diversão e que ficará com certeza gravado nas vossas memórias. Beijinho Rute e boa semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares