O eterno dilema da amamentação

Há muito que queria abordar o tema por aqui mas não sabia bem como o fazer. Não quero ferir susceptibilidades mas, ao fim e ao cabo, estaria a aceitar que se trata de um tema tabu se continuasse com receios de o fazer.

Infelizmente, mesmo nos dias que correm, com tanto modernismo e tanto avanço em determinados pensamentos e formas de agir continuamos a ver e a ouvir alarvidades sobre este assunto. Diga-se de passagem que "dá pano para mangas" e há vários pontos de vista que me irritam solenemente. No entanto vou focar-me apenas em dois para não vos maçar muito.

É verdade, mesmo vivendo em pleno século XXI ainda há mentes muito  distorcidas e retrógradas que acham que uma mulher não pode amamentar o seu filho em público porque o seu seio vai estar exposto. 

Hipócritas. 
Mil vezes hipócritas.

E o anúncio do perfume caro ou de uma lingerie que tem uma senhora linda de morrer com as mamas completamente visíveis? 
Os filmes que vemos todos os dias na televisão e que mostram mulheres despidas sem qualquer filtro?
Na rua os outdoors gigantes com publicidade, seja de automóveis, roupas, produtos de beleza... sempre com mulheres apetecíveis, na maioria das vezes, com as mamas evidenciadas ou mesmo à mostra?

Podiamos estar aqui horas a enumerar diversas situações em que a mulher é usada como arma de arremesso para vender. Vender qualquer coisa, desde que tenha (pelo menos) as mamocas a saltar do soutien ou de um qualquer vestido super sexy. Mas não faz mal porque é na televisão, na revista, no outdoor.

Hipócritas.

Atenção: não me faz qualquer tipo de confusão ver publicidade ou filmes com mulheres sensuais ou despidas. Mas também não me faz confusão ver a vizinha do lado a amamentar a sua cria ali na esplanada, no autocarro ou no restaurante. Porquê que esta tem que ser recriminada? Há coisas que nunca me vão entrar na cabeça. 

Amamentar - ou dar mama, como quiserem - é o ato mais natural que pode existir. Olhar com desdém, reprovação ou maldade para uma mulher a alimentar um bebé é pura ignorância.

Não sou nenhuma fundamentalista da amamentação - para que saibam. Simplesmente tive (e tenho) a sorte de poder amamentar os meus dois filhos durante o tempo que eles pretendem.

[Não sei bem que tempo usar nestas frases.] 

Sei que há mulheres que detestam dar mama - as dores são imensas porque os mamilos ficam gretados ou o bebé não pega bem na mama - e acabam por desistir. Outras optam mesmo por secar o leite porque acham que o bebé já mamou o suficiente ou porque está farta  ou até por motivos profissionais. Seja o que for. Somos livres de escolher e não somos todas iguais.
Não julgo e não tenho nada contra quem toma essas decisões.

Eu simplesmente tenho a sorte de ter leite, de ter facilidade em dar mama e de ter filhos que gostam de mamar!

A Maria Inês completou 17 meses de vida no passado dia 25 de Novembro e continua a adorar a mama. 
Sim, ainda mama durante a noite. 
Não, ainda não durmo noites inteiras.
Sim, ainda ando com ar de desgraçada e olheiras medonhas na maior parte dos dias. Vá... todos os dias.
Sim, ainda estou gorda mesmo a amamentar.
E sim, ainda estou condicionada em muitas coisas por causa da amamentação.

Mas por favor não me digam "tira mas é a mama à miúda" ou "já está na hora de lhe tirares a mama" porque a Maria é que sabe quando é a hora certa. Ela é que vai decidir. E porque os momentos que tenho com a minha filha na mama são mágicos, são únicos, não vão voltar. É impossível explicar-vos o que me vai na alma quando os olhinhos dela batem nos meus enquanto está agarrada à minha mama a deliciar-se com o meu leitinho. 
Peço desculpa pela forma "nua e crua" como descrevo mas não há outra maneira de o fazer. Porque amamentar é mesmo isso.

Comentários

  1. Bom dia. Concordo na íntegra. Quem pensa que é feio uma mãe amamentar o filho mostrando o seio é de uma hipocrisia sem qualificação. Aplaudo toda a mãe que amamenta o seu filho, seja onde e em que situação for
    .
    Deixo saudações poéticas
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Gil!
      O conforto e saúde deles sempre primeiro.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Eu não podia concordar mais! Acho que amamentar em público não tem mal nenhum, muito pelo contrário, até acho um ato bonito entre mãe e filho.
    Considero que as pessoas com mentes fechadas são completamente hipócritas e ignorantes!
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E infelizmente há muita ignorância no nosso País.
      Beijinhos Marta

      Eliminar
  3. Amamentar é isso mesmo e nunca hás de te arrepender de ter feito esse lindo ato de amor! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Ora nem mais... Como dizes podia se enumerar varias situacoes para alem dela amamentacao em publico... Coisas q ouvimos varias vezes... Aqui 6 meses de exclusivo e vai ser ate ele querer e onde quiser... Ate ao meu trabalho vai mamar eheheh bjocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É esse o pensamento!! Espero que estejam todos bem por aí 😉
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu concordo contigo... há uma blogger a pipoca que não deu mama ao filho por questões estéticas essa sim não é normal. .
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. é um tema que gera controvérsia....mas a mulher deve pensar no que é melhor para a criança..


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Only the most beautiful dressesglamchase second hand designer dresses uk reviews are thought for a perfect beauty like you!Let us buy sexy dresses for great day.glamchase asian bridesmaid dresses reviews

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares