10 Anos de maternidade

Foi numa sexta feira 13 que ele chegou - quando toda a gente apostava no 12 e no 14. 
Foi parto normal com um ou outro contratempo, já que a criança estava a ficar sem oxigénio, mas nasceu bem e com saúde! Grande e cinzento!!
Foi um momento que dificilmente poderei esquecer: o primeiro filho, um ser dentro de mim gestado e por mim parido. Fica aquele sentimento de maravilha por sabermos que trouxemos ao mundo aquele ser único, nosso.
E então começa uma nova jornada...

A primeira viagem pela maternidade é toda ela uma experiência única, maravilhosa... hajam noites bem dormidas ou não, sustos ou dias cansativos. Sejam bebés fáceis ou difíceis, são nossos e vão deixar-nos marcas e memórias para o resto da vida.

Educar uma criança não é tarefa fácil, mesmo que estejamos certos dos valores e princípios que queremos passar. Mesmo que tenhamos lido livros de especialistas conceituados sobre o tema. Até mesmo que tenhamos o conhecimento certo sobre o que fazer em determinada situação.  Ainda assim, não é fácil. Nunca nada é como pensamos, como achamos que deve ser, como planeamos.

Ah, e tal... Se o meu filho fizer uma birra daquelas (que acabamos de presenciar algures no meio da rua), eu faço assim, assado e cozido porque é assim que deve ser.
E no dia que o nosso filho nos presenteia com uma birra descomunal no meio da rua, fazemos tudo menos o que sabíamos que devíamos fazer, ou fazemos e não resulta, ou entramos em pânico e não sabemos como reagir... enfim, um sem número de hipóteses do que pode acontecer numa situação inesperada com o comportamento de uma criança .
Não é fácil.  E muitas vezes, em certas fases, desejamos que eles cresçam. Mas desengane-se quem acha que se torna mais fácil!! 

O Bernardo completou 10 anos dia 13 de Fevereiro (sim, muito atrasado este post). Está praticamente do meu tamanho e prestes a ingressar o 2° ciclo. É sem dúvida uma fase de transição em todos os aspectos e um desafio constante. 
Apesar do tamanho continua a ser uma criança. É um menino doce e com bom coração, inocente, tímido e amigo do próximo. Mas como uma criança de 10 anos que é, tem energia demais e já tem a mania que sabe. Não é amigo do estudo e diz que quer ser Youtuber - ai ai... estas novas tecnologias!! Adora correr e brincar, seja com a irmã (quando tem paciência), com meninos que encontra no parque ou com os primos. Adora ter a família toda junta - e acreditem que em dia de festa perdemos a conta ao número de membros da família (mais chegada) que se junta. Mostra que quer ser independente em diversas situações mas é super dependente da mamã e do papá! Já não quer andar de mão dada na rua e evita o beijinho à porta da escola.

É o nosso menino. Aquele que nos tira do sério diariamente mas está a custar imenso ver crescer.
Às vezes sinto que não lhe dou tudo de mim e chego a dar por mim, no trabalho, a pensar que não lhe disse palavras doces ou não lhe dei mimos suficientes porque estava ocupada a tratar da roupa ou da cozinha... e  isso corrói-me por dentro.

Na verdade o tempo passa e nós não o valorizamos como deveríamos. 
O meu filho já tem 10 anos e a sensação é de que nasceu "ontem".






Comentários

  1. Que legal e o tempo não passa, ele vooooooooooooooooooooa! Parabéns pelos 10 anos desse lindo menino! Felicidades pra todos vocês! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho essa mesma sensação com as minha duas filhas.
    Uma com 21 anos e outra a caminho dos 16.

    ResponderEliminar
  3. E que crescido que está, muitos parabéns ao Bernardo :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. A minha filha mais velha fez 9 no domingo e revejo-me plenamente neste post.
    Boa Páscoa e muita paciência são os meus votos :-)

    ResponderEliminar
  5. O tempo passa bem depressa e só nestes momentos é que vemos como eles são crescidos
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ainda que atrasados para o seu doce menino e que seja imensamente feliz. Beijinho Rute.

    ResponderEliminar
  7. No dia que comemoramos o nascimento de Cristo, desejo que no seu coração renasçam a esperança, a fé e a paz. Feliz Natal! Que você possa viver esta época natalina em plena alegria, e na companhia da sua família. Que o amor e todos os bons sentimentos prevaleçam sobre o materialismo dos presentes. E que Deus conceda a você e toda sua família muita felicidade e saúde o ano todo. Tenha um Natal abençoado!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diz-nos o que achaste. O teu comentário é sempre bem-vindo.
Obrigada pela visita!

Mensagens populares